Mulheres empreendedoras nas vendas diretas
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December 4, 2023Manter os colaboradores de uma empresa motivados é fundamental para o sucesso de um negócio. No caso de empresas que usam o modelo de marketing multinível, isso é ainda mais importante, visto que os revendedores têm um papel mais que essencial.
Uma das formas de manter essa motivação sempre em alta é através da bonificação por resultados. No multinível, essa bonificação pode ser feita de diversas formas. E, inclusive, é um dos benefícios usados para atrair mais revendedores para uma rede.
Para saber mais sobre esse tipo de recompensa, o que ela é de fato, porque ela importa no multinível e como ela pode ocorrer, continue lendo esse conteúdo até o final!
O que é bonificação por resultados?
A bonificação por resultados não é uma complementação do salário. Essa ação funciona como um bônus que visa reconhecer o desempenho do colaborador. A forma como ela será passada para os beneficiados é de escolha dos gestores e empresários.
Também é importante ressaltar que a bonificação não é algo obrigatório e muito menos algo contínuo, ou seja, pode acontecer eventualmente e apenas se a gestão da empresa entender que faz sentido naquele momento.
Isso é, se tratando de empresas tradicionais. Para empresas do marketing multinível, a bonificação é algo falado e tratado desde a primeira abordagem, sendo um dos grandes diferenciais e benefícios que atraem cada vez mais pessoas para esse modelo de vendas, como citado anteriormente na introdução deste conteúdo.
Muitos consideram a bonificação como uma estratégia de gestão, visto que ela ajuda a reter talentos e criar um clima mais amigável na empresa. No entanto, a bonificação é muito mais que apenas uma estratégia, ela é de extrema importância e o ponto principal no MMN e vendas diretas. É o que traz as pessoas para o negócio.
Vamos falar melhor sobre esses pontos no tópico abaixo. Confira!
Sua importância para o multinível
Para que o modelo de vendas do marketing multinível tenha sucesso e continue crescendo de forma sustentável e saudável, é preciso contar com uma boa rede de revendedores.
Esses revendedores, também chamados de consultores, precisam sempre estar motivados para que possam fazer um trabalho cada vez melhor, além de continuar com o recrutamento de novos vendedores.
E, qual é a melhor forma de motivar alguém se não reconhecendo o esforço que essa pessoa faz para o sucesso de um negócio? A bonificação por resultados tem exatamente esse propósito.
Assim, se um consultor bate alguma meta estipulada pelo plano de negócios da empresa, ou se destaca dentre todos os outros revendedores, ele será beneficiado com uma bonificação que pode ser desde um bônus em dinheiro, brindes, presentes físicos, viagens, carros, cursos pagos, entre outros. Mais abaixo você pode conferir alguns outros exemplos.
De modo geral, a bonificação de resultados ajuda os revendedores a se sentirem parte importante do negócio, além de mostrar que todo seus esforços estão sendo reconhecidos e validados do modo correto.
Bonificar revendedores incentiva toda a rede a se esforçar para manter sempre bons resultados para que o negócio continue crescendo.
Exemplos de bonificação por resultados
Existem diversas formas de bonificação. A mais comum, e a que mais atrai pessoas para colaborar com um negócio, é um bônus em dinheiro, isso é inegável. Mas, também há outras maneiras de bonificação muito atrativas e diferentes, principalmente no multinível.
Em setembro de 2023, por exemplo, revendedores de uma empresa de cosméticos que segue o modelo de marketing multinível, foram bonificados com uma viagem internacional para o Chile, após se destacarem e cumprirem suas metas.
Além de bonificação em dinheiro e em viagem, também existe a possibilidade de bonificação em prêmios, como por exemplo, eletrônicos como notebooks ou smartphones, ou até mesmo eletrodomésticos.
Algumas empresas contam com o sistema de “gamificação”. Assim, é criado um sistema de pontos e sempre que um revendedor atinge uma meta, os pontos são colocados em um sistema. Quando esses pontos atingem um determinado valor, o consultor pode trocá-lo por alguma bonificação.
Outras formas de incentivar os revendedores
Além da bonificação por resultados, há outras maneiras de manter uma rede de revendedores incentivada. Promover workshops, palestras e treinamentos que façam com que todos da rede se sintam incluídos nas empresas é uma ótima maneira de motivá-los.
Motivar consultores é imprescindível para manter o sucesso do seu negócio. Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a entender a importância dessa ação. Para ler mais conteúdos como esse, confira o blog da WI Digital!