Saiba como potencializar as vendas diretas
February 14, 2024Golden Circle: entenda o que é e o impacto no seu negócio
March 11, 2024Hoje resolvemos trazer um conteúdo diferente para os leitores do blog da WI Digital. Sempre falamos dos benefícios do marketing multinível, das ferramentas que existem para otimizar o modelo, entre outros assuntos relacionados a esse modelo de vendas. Mas, nunca falamos da história do marketing multinível!
Esse modelo é muito mais antigo do que as pessoas imaginam. É verdade que ele vem ganhando cada vez mais força e espaço com o passar dos anos, mas ele já existe há muito tempo e já passou por várias fases.
Neste conteúdo resolvemos trazer, em tom de curiosidade, informações sobre o multinível, desde seu “nascimento”, por assim dizer, até os dias atuais. Então, continue lendo para saber de tudo!
História do marketing multinível: como surgiu
Algumas pessoas acreditam que a história do marketing multinível começou no início de 1900. Mas, é de consenso comum que o precursor desse modelo foi a empresa California Vitamin Company nos anos 1940, nos Estados Unidos da América. Hoje em dia, essa empresa leva o nome de Nutrilite.
A proposta da empresa era bem simples. Todos os distribuidores da empresa podiam criar suas próprias redes ao recrutar novos revendedores. Também foi introduzido o sistema de comissão pelas vendas realizadas pelos revendedores.
Nos anos 1950 surgiu a Amway que popularizou o modelo de marketing multinível e segue, até hoje, sendo a maior empresa de MMN e vendas diretas do mundo.
Regularização
Com a popularização do modelo e o aumento de empresas ingressando no marketing multinível nos EUA, o Governo Norte Americano precisou interferir revendo a legislação. Isso foi feito através da Federal Trade Comission (FTC), órgão responsável por regular e criar normas para o mercado norte-americano.
A mudança na legislação dos Estados Unidos começou ainda na década de 1970, através de uma investigação na Amway, feita pelo FTC, é claro. No final da década a investigação foi finalizada e então criado o regulamento 93618 da FTC, descrevendo as bases para o Marketing Multinível nos EUA.
No Brasil ainda não existe legislação específica para o marketing multinível, mas a atividade é legal. E, tem-se como referência o Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90) e a Constituição Federal de 1988.
Nova era
Na década de 1980 duas empresas revolucionaram a forma como o marketing multinível era trabalhado até então. Essas empresas são a Herbalife e a Nuskin.
Hoje em dia não parece revolucionário, mas para a época, ser uma empresa de multinível, com foco ativo em vendas e ainda conseguir gerar grandes volumes de venda era algo novo. E foi justamente isso o que a Herbalife fez.
Já a Nuskin revolucionou o mercado ao criar o pagamento de seis níveis de bônus, criando então a era do Marketing Multinível em profundidade.
História do marketing multinível: dias atuais
Hoje, a história do marketing multinível já se espalhou por todos os cantos do mundo e todo mundo já conhece um pouco desse modelo.
No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em 2020, o setor de vendas diretas e multinível faturou cerca de R$ 45 bilhões!
Atualmente esse modelo é muito bem visto por pessoas que querem adquirir uma renda extra. E, ele se provou bem flexível, visto que de uns tempos para cá, é possível fazer vendas do marketing multinível de forma digital e online!
Existem até mesmo ferramentas que ajudam na gestão das redes de revendedores, como o software Atommn, criado pela WI Digital!
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para conferir outros no nosso blog.