
Marketing digital e vendas diretas: qual a relação
December 18, 2023
Saiba como potencializar as vendas diretas
February 14, 2024Todo mundo, alguma vez na vida, já ouviu dizer que vender é uma arte, ou até mesmo um dom, que vem de forma natural para algumas pessoas. Seguindo essa linha, só pessoas que dominam essa arte, ou dom, poderiam se tornar vendedores. Mas, sabemos que não é bem assim. Com dedicação e esforço, qualquer pessoa pode se tornar um ótimo vendedor.
E, além de saber vender, é preciso também saber como aumentar as vendas. Afinal, nenhum negócio quer ficar estagnado no mesmo lugar para sempre, não é mesmo? Com um bom plano de vendas, uma pessoa pode adquirir conhecimento em práticas que a ajudam a se tornar um bom vendedor e ainda a conseguir vender mais.
Para qualquer tipo de comércio, aumentar as vendas é essencial. E, no marketing multinível, não poderia ser diferente. Confira então algumas dicas para aumentar as vendas do seu negócio. E aproveite para entender a importância de um bom plano de vendas!
Dicas para aumentar as vendas
O modelo de vendas do marketing multinível é bem flexível e se adapta conforme as necessidades do mercado e com as novas tendências que surgem com o tempo. Exemplo claro disso, é a forma como o mmn foi inserido no meio digital e das vendas online, provando ser um sucesso também nessa categoria.
Mas, é claro que para conseguir resultados positivos, é preciso praticar algumas ações que ajudam a levar seu negócio ao sucesso. Nos tópicos abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudar a aumentar as vendas, tanto no online, quanto no presencial. Confira!
Criação da rede de distribuição
Para o marketing multinível obter sucesso, é imprescindível contar com uma boa rede de revendedores. Afinal, é através dessa rede que sua marca, seu serviço e seus produtos ficarão conhecidos.
No entanto, não basta apenas recrutar pessoas para a rede e não oferecer nenhum suporte. Uma rede que não entende profundamente o que está sendo comercializado, ou o porquê daquilo estar sendo feito daquela forma, tende a fracassar.
Por isso, ofereça suporte, ensine e incentive todos os revendedores da sua rede.
Divulgação
Quem não é visto, não é lembrado. Já dizia o ditado popular. Na era da internet então, essa frase se torna cada vez mais verdadeira. Isso porque, as pessoas hoje em dia são constantemente bombardeadas com anúncios e propagandas sobre os mais variados produtos e lojas.
Para poder se destacar nesse mar de comerciais, é preciso investir pesado na divulgação. Além, é claro, de ser original e com conteúdo que seja relevante para o seu público-alvo, de forma que passe confiança para os possíveis clientes.
Marketing estratégico
Seguindo um pouco a mesma linha do tópico acima, uma boa maneira de se manter relevante é através da criação de um laço, um relacionamento, com o cliente. E, para isso, pode ser utilizado o e-mail marketing.
Através do e-mail marketing seu negócio ficará sempre na memória do cliente, e, ao compartilhar informações importantes, curiosidades ou até mesmo promoções, uma ligação é criada com os clientes.
Essa prática pode também ser utilizada com revendedores e fornecedores!
Atenção com o cliente
Se não existe cliente, não existe demanda. Logo, não tem motivo para o seu negócio continuar funcionando. Sendo assim, é preciso sempre lembrar da importância do cliente para o negócio.
Entenda as dores do seu público-alvo, seus anseios e desejos. Saiba escutar os feedbacks e trabalhe sempre para suprir a falta que eles estão sentido. Assim, a garantia de um negócio de sucesso é muito maior!
Como ter um bom planejamento de vendas?
O planejamento de vendas, ou plano de vendas, é uma forma de entender melhor o mercado e saber se antecipar a algumas decisões importantes que precisarão ser tomadas uma hora ou outra. Esse planejamento deve ser feito através de uma análise interna e externa do seu negócio.
Se você está entrando agora no mercado, ou seja, se seu negócio é novo, faça uma análise detalhada do mercado, entenda o potencial de consumo que ele tem para oferecer. Desse modo, você já sabe o que esperar.
Mas, se você já atua, faça uma comparação de como foram as vendas do ano atual, com o mesmo período do ano anterior. Assim, é possível entender se houve aumento ou queda de vendas e a partir daí, criar estratégias.
Defina metas e objetivos reais para o seu negócio e para sua rede. Eduque sua rede para entender a importância que essas metas têm e porque todos devem trabalhar com o foco em alcançá-las.
Como já citado anteriormente, toda a equipe precisa entender o que está sendo feito. Por isso, promova treinamentos para sua rede. Os treinamentos podem ser sobre o comportamento na hora da venda, sobre o produto e a empresa, entre outros.
Seja sempre o mais transparente possível com os clientes e no atendimento. Ofereça atendimento personalizado, que atraia o público-alvo para o seu negócio, mas sempre de forma honesta e verdadeira.
Não prometa aquilo que não possa cumprir. Ofereça apenas os serviços ou produtos que você realmente consiga entregar. E cumpra sempre com o prazo estipulado. Assim, você ganha a confiança dos clientes e seu negócio fica com uma boa imagem.
Lembre-se que a venda não termina quando a compra é de fato debitada. O pós venda é fundamental para criar um bom relacionamento com o cliente e aumentar as chances dele se tornar um cliente fixo.
Entre em contato com o cliente após a venda, pergunte o que ele achou do produto, dê dicas de como cuidar ou usar a mercadoria que ele comprou, etc. Assim, ele se sentirá melhor atendido.
Benefícios do plano de vendas
Além de ajudar a aumentar as vendas, o plano de vendas também ajuda a conquistar mais clientes, torná-los fixos, a otimizar o tempo e melhorar o atendimento e também ajuda na redução de erros operacionais.
Se você quer ingressar no marketing multinível, mas não sabe por onde começar, ou qual caminho seguir. Ou até mesmo se você já usa esse modelo e quer aprimorar seu negócio mas não sabe como, uma boa dica é passar por uma consultoria de MMN, como a que a WI Digital oferece!
Entre em contato para saber como esse serviço funciona.