Venda Direta, Marketing Multinível ou Afiliados: como escolher?
December 4, 2023As tendências para o Marketing Multinível em 2023
December 4, 2023Apesar de ser um modelo de venda em ascensão, poucas pessoas sabem como o marketing multinível funciona. Por isso, é comum que algumas pessoas torçam o nariz para essa modalidade. No entanto, cada vez mais empresários optam por aplicar o multinível no seu negócio, devido às vantagens que ele oferece.
Para se ter noção da importância do multinível para o mercado, em 2021 foram movimentados US$ 7,048 bilhões com este tipo de venda, de acordo com a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas (WFDSA).
Então, se você está pensando em aplicar o multinível no seu negócio, ou se apenas deseja saber mais sobre esse modelo de vendas, continue com a leitura deste conteúdo até o final para saber tudo! No último tópico explicamos como a WI Digital ajuda na implementação do modelo na sua empresa. Confira!
Entenda o marketing multinível
O multinível funciona com uma rede de revendedores, formando uma espécie de teia de aranha. No multinível existe de fato um produto ou serviço que deve ser vendido. É através das vendas que os vendedores ganham a comissão. Mas, por se tratar de uma rede, o ganho também se faz em cima das transações feitas pelos revendedores recrutados.
No marketing multinível, todos os vendedores e revendedores precisam passar por um treinamento para que saibam a abordagem certa na hora da venda. Nestes treinamentos também são ensinados todos os detalhes do produto a ser comercializado.
Engajamento, recorrência e expansão são características do modelo. Neste tipo de venda também é comum ocorrer a criação de diversos tipos de bonificação. Como se fosse um bônus de rede (ou equipe).
Assim, é correto afirmar que o marketing multinível, além de ser um método de venda, também oferece a oportunidade de crescimento e de negócios para novos recrutados. No multinível, o contato entre vendedor e cliente é fundamental para o sucesso do negócio.
Diferentemente dos esquemas de pirâmide, que são ilegais no Brasil, o marketing multinível é um modelo comercial sustentável e totalmente dentro da legislação brasileira.
Vantagens do multinível
O multinível oferece diversas vantagens, entre elas podemos destacar algumas como:
- Mais autonomia. O vendedor pode escolher quantas horas ele de seu dia ele irá dedicar para as vendas. No entanto, para que isso seja benéfico, é preciso ter muita responsabilidade e saber balancear as vendas com o tempo;
- Vendas escaláveis. Por contar com a rede de revendedores, os ganhos podem ser amplificados. Visto que quando um revendedor recruta um novo distribuidor, esse novo integrante também pode criar a sua própria rede;
- Suporte de grande nome. Empresas de renome optam pelo marketing multinível. Pensando nisso, é possível usar o nome dessas empresas para mostrar que o modelo de negócio é confiável.
Desvantagens
Apesar das vantagens que o multinível oferece, assim como qualquer outro tipo de negócio, ele também apresenta algumas desvantagens. Sendo elas:
- O custo inicial para a empresa pode ser alto. O valor do investimento vai depender, é claro, do tipo de negócio. Por exemplo, se a venda for feita por catálogo, o vendedor não precisa ter um estoque de produtos, o que já diminui o custo;
- Situação de médio a longo prazo. Nenhum negócio traz resultados da noite para o dia. No entanto, no multinível, por se tratar de uma rede de revendedores, o resultado pode demorar um pouco mais. Visto que é preciso treinar toda a equipe antes das vendas começarem.
Como aplicar o multinível no seu negócio?
Agora que você já sabe o que é o multinível, as vantagens, desvantagens e a diferença entre pirâmide, chegou a hora de saber como aplicar multinível no seu negócio.
O primeiro passo, levando em conta que sua empresa e seus produtos já estão regularizados, é criar um plano e estrutura de comissão.
A comissão deve ser atrativa, visto que ela é fundamental para o recrutamento de novos vendedores. No entanto, ela precisa ser saudável para as finanças da empresa. Deve ser feito um estudo a longo prazo, para entender todos os custos que a estrutura terá e como manter uma margem de segurança.
Em seguida, é hora de definir o preço dos produtos. Para isso, é preciso saber quanto o produtor gasta para produzi-lo, estudar os preços da concorrência e entender o quanto o seu público alvo está disposto a pagar.
Oferecer plano de carreira para os colaboradores e revendedores passa mais credibilidade ao negócio. Além de motivar todos a darem o melhor de si. Programas de fidelização para os associados também é uma ótima forma de fortalecer a empresa.
Contar com uma boa gestão é essencial para qualquer tipo de negócio. E com o marketing multinível não poderia ser diferente! O uso de um software de gestão ajuda no controle das vendas, comissões, planos de carreira e bonificações.
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