Aplicar o multinível no seu negócio: como fazer
December 4, 2023O ranking das maiores empresas de MMN do mundo
December 4, 2023O marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é uma modalidade de vendas diretas. Foi criado como uma forma de remunerar os vendedores através de suas vendas e pela construção da equipe de revendedores.
Os consultores que fazem parte do MMN, além de vender produtos ou serviços também fazem a divulgação da marca e criam uma rede de novos vendedores aumentando as chances de obter maiores ganhos. Por isso, esse modelo é conhecido como “ganha-ganha”, visto que todos envolvidos são beneficiados.
Para garantir o sucesso deste método e ver seu negócio crescer de forma saudável, é preciso entender como funciona. Por isso, separamos algumas tendências do multinível para 2023. Leia o conteúdo até o final e saiba o que fazer na sua empresa!
O comportamento do consumidor e o MMN
O comportamento do consumidor tem grande impacto no mercado multinível. Estar atento ao que o público deseja e precisa, e a forma como eles vão atrás de realizar seus desejos, é fundamental para ter sucesso no MMN.
Com o passar dos anos, e pós-pandemia, as pessoas aumentaram a atenção para os produtos que compram e deixam entrar em casa. A forma de comprar e se comunicar também evoluiu. De certo modo, pode-se dizer que o público-alvo ficou mais exigente e atento.
Para se manter no mercado de forma relevante, o multinível leva em consideração os desejos, necessidades e a forma de se comportar do cliente. É preciso entender que os consumidores estão mais digitais, ou seja, optam por realizar maior parte das compras online.
Nesta pesquisa realizada pelo Google, é possível notar que, além da forte presença online, a maioria das compras agora são feitas de forma intencional, isto é, os consumidores buscam mais informações sobre os produtos e compram menos impulsivamente.
A empresa global de pesquisa de mercado Mintel fez uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor em 2023. O resultado foi que o consumidor está preocupado com o meio ambiente e busca consumir de empresas que tenham ações socioambientais.
A conexão pessoal e a compra personalizada também seguem fortes para esse ano, e isso é ótimo para as vendas diretas, já que um dos grandes motores desse modelo é o relacionamento entre consultor e cliente. Essa pessoalidade gera vendas, fidelização e estimula o crescimento da rede, muito mais do que o investimento em mídias tradicionais.
Tendência do multinível para 2023
Após entender o comportamento do consumidor, é preciso criar estratégias para deixar o multinível ainda mais atrativo. Para isso, vamos nos aprofundar nas tendências para 2023:
- O produto
O produto como o protagonista do negócio. O foco principal do multinível é em criar, e vender, produtos inovadores, eficientes e que façam a diferença na vida dos clientes. Para que isso seja possível, é preciso estudar a fundo, a fim de conhecer bem o público alvo.
Desse modo, a empresa consegue saber as dores, necessidades e desejos do cliente, o que torna a criação de um produto que as pessoas realmente tenham interesse em comprar mais certeira. Consequentemente, seu negócio irá crescer de forma natural e segura.
- Treinamentos
Para que o modelo de vendas continue sustentável e produza resultados positivos, a empresa deve estar mais presente no dia a dia dos revendedores. Passar treinamentos, sejam eles sobre como recrutar novos membros, como realizar uma venda ou sobre o produto comercializado, é fundamental para a boa saúde do negócio.
Por ser um método de venda que demanda muita interação entre vendedor e cliente, passar confiança é essencial. Por isso treinamentos são tão importantes. Uma pessoa pode ser boa de lábia, mas se não tiver conhecimento sobre o produto, isso fica evidente e pode atrapalhar as vendas.
O multinível preza pelo bom treinamento. Desse modo, todos os membros de uma rede sabem como se portar em uma transação e conseguem transmitir conhecimento no que está sendo comercializado.
- Remuneração
A remuneração é o grande atrativo para as pessoas ingressarem na rede. No entanto, é preciso garantir que esses planos de remuneração e bônus façam sentido para que, além de atraentes para os consultores, também sejam sustentáveis para o modelo de negócio seguir saudável.
Para escalar com o marketing de rede em 2023 é preciso entender que, com o conhecimento necessário, é possível criar um projeto de marketing multinível competitivo e que faça com que “a conta” feche.
- Comunicação
Inovação na comunicação entre vendedores e clientes e a implementação de novas tecnologias que otimizem o trabalho também são pontos abordados para um bom marketing de rede.
Como citado anteriormente neste conteúdo, o comportamento do consumidor mostra que os clientes são mais digitais. Sendo assim, é importante saber se comunicar de forma efetiva nesses meios de comunicação.
Estude estratégias, conheça as redes para saber em quais seu público alvo está, conheça a linguagem usada e saiba quais são as ferramentas que garantem maiores e melhores resultados. Busque por evolução constante.
Consultoria e Software para MMN
Como vimos, o multinível é um método de venda muito promissor e, quando praticado de forma estruturada e eficiente, é uma excelente fonte de renda para consultores e um potente mecanismo de escala para as empresas, beneficiando todos os envolvidos.
Mas, para que isso seja possível, é preciso entender a essência e as tendências do modelo e saber usá-las. Para isso, você pode contar com a WI Digital, que está há mais de 14 anos no mercado de Vendas Diretas Marketing Multinível e Afiliados e conta com grande know how e profissionais com expertise no assunto.
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