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November 11, 2024No mundo competitivo e digital em que vivemos atualmente, se manter relevante no mercado, de forma que seu negócio continue vendendo, torna-se cada vez mais um desafio. No entanto, existem ações que podem ajudar nesse quesito, como os insights de vendas.
Esses insights, quando criados com base em dados reais e bem interpretados, podem servir como base para estratégias de marketing e vendas. Além de ajudar a empresa, os vendedores também são beneficiados com o uso desses insights.
Isso porque, com eles, é possível ter informações reais e mais detalhadas que auxiliam na execução das funções e de atendimentos personalizados. Para saber mais sobre esse assunto, os benefícios dos insights, onde conseguí-los e muito mais, continue lendo este conteúdo até o final!
O que é insights de vendas?
Insight é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como “entendimento”. Quando usada no cenário corporativo ou de marketing, pode ser entendida como compreensão, entendimento absoluto, junto com a solução de problemas.
Sendo assim, os insights de vendas são informações que auxiliam os negócios e os vendedores a venderem mais. Essas informações são extraídas da análise de dados de uma empresa.
Esses dados vão desde comportamento de compra do público alvo até feedbacks dos clientes. Falaremos mais sobre como conseguir insights no decorrer deste texto.
Através dos insights, as empresas passam a ter em mãos informações valiosas que auxiliam no entendimento de tendências, padrões e oportunidades de melhoria no setor de vendas. Os insights permitem um entendimento aprofundado dessas áreas e de seus desempenhos.
Importância dos insights de vendas
Por proporcionar uma visão profunda de tudo que envolve o setor de vendas de um negócio, os insights tornam-se importantes e poderosas ferramentas de estratégia que impulsionam os ganhos da empresa com as vendas.
Com esses insights é possível entender os comportamento de compra dos clientes, quais são suas preferências e necessidades que precisam ser satisfeitas e a resposta do público alvo à campanhas de marketing.
Com os dados analisados, fica mais fácil criar estratégias e campanhas mais responsivas e assertivas. Assim, as tomadas de decisões também passam a ser tomadas de maneira mais objetiva e otimizada.
Como surgem os insights de vendas
Como mencionado anteriormente, os insights surgem da análise de dados. Esses dados podem ser tendências de compra, comportamento de compra e histórico de vendas. Esse último é muito importante para identificar os padrões das vendas em períodos sazonais.
As informações para a formação de insights também podem surgir de feedbacks de clientes, pesquisas e até mesmo comentários deixados nas redes sociais da marca. Ao analisar todas essas informações, fica claro quais são as expectativas do público para aquela marca ou empresa.
Apesar da coleta de dados poder ser feita de diferentes formas e por diversos canais, existe uma grande preocupação quanto à qualidade dessas informações. Outro problema comum que as empresas enfrentam é a falta de integração entre um setor e outro. Isso dificulta a coleta e compreensão dos dados.
Existem algumas ferramentas que ajudam nessas coletas e também na interpretação dessas informações. No final deste conteúdo falamos sobre uma que recomendamos muito!
Benefícios e aplicações dos insights
Além de todos os pontos que já falamos neste conteúdo, como o aumento das vendas e melhor desempenho, os insights de vendas ainda oferecem outros benefícios para os negócios que os utilizam.
Esses insights também podem mostrar oportunidades de expansão no mercado, como nichos ainda não explorados pela marca. Também ajudam a identificar novas tendências, e assim, se preparar para elas antes de seus concorrentes.
Para começar a aplicar os insights, é preciso primeiro promover a integração entre os setores de uma empresa. Principalmente entre o setor de marketing e o de vendas, visto que são esses os que mais têm contato com os clientes.
Ao identificar as necessidades dos clientes, através da análise de dados, dê adeus ao atendimento com mensagens genéricas. Personalize esse atendimento de forma que cada cliente se sinta especial e ouvido.
Estabeleça metas reais, ou seja, que possam ser atingidas, com base nos dados. Foque na satisfação do cliente ao invés de focar só em aumentar as vendas. Clientes satisfeitos agregam valor à marca.
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