Como usar insights de vendas para alavancar seu negócio
October 14, 2024Os dias atuais são marcados por serem muito dinâmicos, com mudanças acontecendo o tempo todo. Junto com esse ritmo acelerado, temos também o avanço tecnológico que tem se feito cada vez mais presente nos mais variados setores. Como, por exemplo, as vendas.
Para acompanhar esse ritmo e se manter relevante no mercado, é fundamental estar por dentro das novidades. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com as tendências de vendas para 2025.
Essas tendências podem, e devem, ser aplicadas em todos os setores de vendas, incluindo as vendas diretas e o marketing multinível. Então, continue com a leitura deste conteúdo até o final para poder se preparar para o próximo ano!
Principais tendências de vendas
É impossível falar de tendências de vendas e não falar em tecnologia, principalmente na inteligência artificial. O avanço tecnológico tem moldado cada vez mais o comportamento do consumidor, como será possível ver nos tópicos abaixo.
Praticamente todas as tendências para o próximo ano estão relacionadas com o meio tecnológico. Muitas dessas tendências também partem do e-commerce, visto que com o passar do tempo, essa tem sido a forma mais usada para fazer compras.
Conheça as principais tendências de 2025 para as vendas nos tópicos a seguir.
Inteligência Artificial
Nos últimos dois anos têm se falado muito da inteligência artificial (IA) e em como ela tem revolucionado a rotina de trabalho, ao otimizar tarefas repetitivas. Mas, para o próximo ano, espera-se usar a IA nas vendas.
Além dos chats e assistentes virtuais que já são usados, a tendência é usar a tecnologia para analisar o comportamento de compra do público alvo e, com isso, fazer recomendações personalizadas de produtos.
Também pode ser usada para a análise preditiva. Nesta situação, essa análise serviria de guia para entender as tendências de demanda e gerenciar estoques.
Vendas omnichannel
Essa não é nenhuma novidade, mas continuará sendo muito usada e exigida, por isso vale a pena falar sobre. Em uma era em que diversas redes sociais e meios de comunicação existem, é fundamental que um comércio esteja presente em todos esses meios.
A estratégia omnichannel é muito benéfica tanto para aumentar a presença digital de uma marca, aproximando-a dos clientes, quanto para aumentar as vendas.
Mas, é preciso que essa comunicação e venda, feita por diferentes canais, seja rápida e efetiva. Caso contrário, só causará frustração nos clientes.
Decisões baseadas em dados
Por consequência da implementação da tecnologia no setor de vendas, as lojas conseguem ter mais dados sobre cada cliente e sobre o comportamento de compra do público alvo. Por isso, a análise de dados também se torna uma tendência para o ano que vem.
Com esses dados e uma análise feita de forma correta, as tomadas de decisão para a criação de campanhas de venda torna-se mais eficiente e assertiva.
Experiência do clientes
A experiência do cliente é um fator decisivo para que este se torne leal àquela marca. Por isso, lojas estão se esforçando para promover sempre a melhor experiência possível. E isso tem sido feito com a personalização de serviços e produtos.
Para os próximos anos espera-se uma onda de hiper personalização, onde cada atendimento será personalizado ao máximo para cada cliente. Assim, todas as necessidades do cliente serão atendidas.
Gamificação
Atrair e reter clientes continua sendo essencial para o comércio. Uma forma de fazer isso, é através da gamificação. Aplicando elementos de jogos, que tornam a experiência de compra mais divertida, também é possível dar recompensas que incentivam a maior interação dos clientes com as marcas.
Cashback
Ainda sobre fidelizar clientes, o cashback é uma das formas mais convidativas de atrair clientes e torná-los fixos. Apesar de já ser uma estratégia usada atualmente, para os próximos anos essa estratégia conta com algumas melhorias.
Como, por exemplo, as ofertas de cashback podem ser personalizadas para atender as preferências e histórico de compras de cada cliente.
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Não basta apenas saber quais são as tendências de venda para o próximo ano. É preciso saber aplicá-las ao seu negócio, saber qual faz sentido e qual irá apresentar bons resultados para a sua marca.
Para que isso seja possível, é necessário saber como está a saúde do seu negócio. Ou seja, é preciso ter uma visão geral e profunda da sua marca e saber fazer o gerenciamento de todos os processos.
A WI Digital criou o software Atommn, com ele, é possível fazer o gerenciamento completo da sua loja. Além de poder coletar dados que podem servir como base para tomadas de decisão.
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