Saiba como iniciar no modelo de Marketing de Rede
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December 4, 2023Dropshipping e marketing multinível são dois modelos de venda muito atrativos para pessoas que buscam começar um negócio próprio, ou querem aumentar a renda mensal.
Apesar dos dois modelos estarem ganhando mais atenção atualmente, eles possuem bastante diferenças e algumas pessoas ainda não sabem o que difere um do outro.
Por exemplo, como saber qual é o modelo ideal para os seus objetivos e qual a diferença entre o dropshipping e o marketing multinível?
Neste conteúdo responderemos todas essas perguntas e muito mais! Então, continue com a leitura até o final para saber como alavancar sua renda!
Dropshipping: o que é?
De modo bem resumido, o dropshipping consiste da ideia de que o dono da loja desse modelo seja o intermediário entre o fornecedor e o cliente final.
Para que isso seja possível, o empreendedor cria parcerias com fábricas, fornecedores e até mesmo com empresas de envios. Assim, o empreendedor só precisa criar uma loja online, subir os produtos que pretende vender na loja e determinar o valor deles.
Ou seja, no modelo de dropshipping, o empreendedor não é quem produz os produtos vendidos. Neste modelo, é possível vender produtos de diferentes fornecedores. E, quem determina o valor desses produtos é o dono do e-commerce.
A responsabilidade de estoque e envio dos produtos também não é do empreendedor, mas sim dos fabricantes e fornecedores. Sendo assim, após receber o pedido e o pagamento, o empreendedor repassa as informações relevantes ao fornecedor, incluindo os detalhes de envio fornecidos pelo cliente.
O fornecedor, por sua vez, é responsável por embalar e enviar o produto diretamente ao cliente.
Mas, é importante ressaltar que neste modelo de negócio, toda a campanha de marketing e comunicação com o público alvo deve ser feita pelo empreendedor.
Ou seja, o desenvolvimento dos produtos e os envios não são de responsabilidade do dono da loja, mas a divulgação, sim!
Vantagens do dropshipping
Como já citado anteriormente, uma das principais vantagens do dropshipping é o baixo investimento inicial. Como não é necessário investir em estoque inicialmente, o empreendedor pode começar o negócio com custos relativamente baixos.
Além disso, o empreendedor pode oferecer uma ampla variedade de produtos em sua loja online, pois não está limitado pelo espaço físico de armazenamento.
O modelo de dropshipping permite expandir facilmente o seu negócio, já que não é necessário se preocupar com os limites de estoque. À medida que as vendas aumentam, é possível solicitar mais produtos ao fornecedor ou adicionar novos fornecedores.
Desvantagens do dropshipping
Existem algumas desvantagens nesse modelo, como por exemplo, o fato de poder ocorrer atrasos na entrega ou problemas de qualidade fora do seu controle, visto que o envio e a produção dos produtos ficam por conta de outras pessoas.
A concorrência nesse modelo de negócio costuma ser acirrada, pois é relativamente fácil para outros empreendedores entrar no mercado. O que também pode ser um desafio a ser enfrentado no mercado.
Neste tipo de modelo também existe a falta de controle referente à experiência do usuário. Problemas como embalagens inadequadas ou falta de personalização podem afetar a satisfação do cliente.
Marketing Multinível: o que é?
O marketing multinível é um modelo de vendas que está ganhando cada vez mais força. Muitas empresas grandes já usam esse modelo para suas vendas.
No multinível as vendas acontecem de forma direta, ou seja, o contato e relacionamento entre cliente e vendedor é mais estreito. As formas dessa venda acontecer podem ser de porta em porta, com catálogo e, mais recentemente, até mesmo pela internet!
Nesse modelo, além de vender os produtos, os vendedores também precisam cadastrar [JO1] novos revendedores para criar sua própria rede.
É correto pensarmos que para o marketing multinível, além da venda de produtos, são ofertadas vendas da oportunidade de negócio a novos consultores.
Esse modelo pode ser visto como uma poderosa ferramenta de crescimento de vendas, pois os próprios consultores agora formam equipes, escalando a força de vendas e difundindo a marca.
Mas, lembre-se que para manter o negócio de forma sustentável, conforme a equipe cresce, é preciso criar processos de vendas e treinamentos para que os novos revendedores continuem com um bom trabalho.
Vantagens do marketing multinível
São diversas as vantagens que o multinível oferece para quem escolhe trabalhar com esse modelo de vendas. Uma delas é a autonomia para fazer seu próprio horário de trabalho. Assim, o vendedor conta com horário flexível.
E, se for o líder de uma rede, pode separar algumas horas do dia para as vendas e outras para criação de estratégias e treinamentos.
Como já citado anteriormente, grandes empresas fazem uso do modelo de marketing multinível, isso pode ser visto como uma vantagem para quem tem interesse nesse modelo de vendas.
Isso porque, empresas renomadas dão suporte para quem está começando, passando mais confiança de que o negócio é rentável e seguro.
Outra vantagem, essa bem atrativa, é o modelo escalável de ganhos que o multinível proporciona.
Diferenças dos dois modelos
De maneira simples, podemos destacar algumas das principais diferenças entre esses dois modelos de vendas.
No dropshipping, por exemplo, o empreendedor divulga sua própria marca, mas revendendo produtos de terceiros. Já no marketing multinível, existe a possibilidade de vender produtos de terceiros ou de implementar o modelo na sua loja, vendendo produtos próprios.
Outra grande diferença é a forma de pagamento desses modelos. No modelo de marketing multinível além de ganhar por vendas diretas realizadas, existe também outros planos de bonificação. Já no dropshipping, não há o pagamento de comissões e bonificações.
Conclusão
O dropshipping é um modelo de negócio no qual o empreendedor vende produtos sem possuir um estoque físico.
Embora apresente benefícios, como baixa barreira de entrada e variedade de produtos, também envolve desafios, como dependência dos fornecedores e concorrência acirrada.
O multinível oferece mais autonomia e conta com mais opções de bonificações e formas de aumentar o lucro.
No multinível, os líderes de cada rede, a equipe e a empresa, crescem juntos e alavancam o negócio.[JO2]
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