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December 18, 2023O follow up de vendas é parte essencial de qualquer negócio do segmento de comércio, é através dele que os vendedores têm mais chances de transformar os prospectos em clientes fixos.
É verdade que essa fase do processo de vendas pode não ser muito excitante, mas, sem ela, o vendedor corre grande risco de perder muitas vendas. Para se ter ideia, segundo pesquisa realizada pela Top Performance in Sales Prospecting, são necessários 8 contatos com o prospecto para que exista uma chance real dele se tornar cliente.
E, de acordo com dados levantados pela Yesware, cerca de 70% dos vendedores tentam contato com os leads apenas uma vez, os estudos mostram que se insistissem um pouco mais, as chances dos leads virarem clientes sobe em 25%.
Mas, afinal, o que é follow up e como fazer? Neste conteúdo respondemos essas e outras perguntas, então, continue lendo até o final para não perder nada!
O que é follow up de vendas?
Follow up, que pode ser traduzido como “acompanhamento”, é a prática que todo vendedor deveria ter de acompanhar o lead, o prospecto e até mesmo o cliente que já é fixo durante todo o processo de venda.
É importante ressaltar que o processo de venda não termina quando a venda é concretizada, pelo menos não para o contexto do follow up. O acompanhamento deve ser feito mesmo após o cliente adquirir seu produto ou serviço.
Além de acompanhar todo o processo de vendas, o follow up também serve para criar e estreitar o relacionamento com clientes. E, nas vendas diretas principalmente, sabemos como é imprescindível criar um bom vínculo com o cliente.
Vantagens do follow up
Muito mais que apenas acompanhar o processo de vendas, o follow up oferece diversas vantagens para aqueles que o fazem corretamente, como por exemplo: os clientes se sentem cada vez mais importantes e ouvidos.
Mostrar interesse no que o cliente tem a dizer, ouvir suas sugestões e dores, de forma a apresentar soluções reais, ajuda a fortalecer ainda mais o relacionamento entre vendedor e cliente. Consequentemente, isso contribui para um relacionamento duradouro.
O follow up de vendas ajuda na retenção de clientes, visto que essa prática também promove uma comunicação mais fluida e transparente entre o cliente e o vendedor. Assim, quando um cliente não se sente satisfeito, ele sente que pode primeiro conversar com o vendedor e tentar reverter a situação antes de procurar o que precisa em outro lugar.
Sabendo fazer um bom follow up, a empresa e o vendedor se destacam no mercado competitivo, conseguindo assim ter muito mais oportunidade de vendas e de fidelizar mais clientes.
Como fazer um follow up de vendas
Engana-se quem pensa que para fazer um follow up basta mandar um e-mail com uma mensagem simples e sem estratégia pensada. Para que essa prática tenha o resultado esperado, é preciso seguir alguns passos. Confira:
O primeiro passo é definir por onde o acompanhamento será feito, qual meio de comunicação será usado. Os meios mais usados são o e-mail e o telefone. A maioria das pessoas preferem o e-mail, por não parecer tão invasivo e imediatista como o telefone.
Atualmente, as pessoas também estão dando preferência para meios menos formais, como o WhatsApp, por exemplo. Dessa forma, fica até mais fácil criar um relacionamento com o possível cliente.
Use os meios de comunicação para passar informações que de fato sejam relevantes e novas. Procure entender a dor do cliente e veja como seu produto pode solucioná-la de forma efetiva.
Tenha um planejamento, um cronograma, montado antes de realizar qualquer contato com o cliente. Assim, você irá entrar em contato já preparado para as próximas etapas, independentemente de qual for a resposta do cliente, é preciso contar sempre com o próximo passo.
A peça fundamental do follow up é não desistir facilmente do contato com o lead ou o cliente, no entanto, é preciso ter muito cuidado para não parecer invasivo e inconveniente. Não ligue diversas vezes seguidas no mesmo dia para o cliente, tente uma vez e espere alguns dias até a próxima tentativa.
O mesmo vale para os e-mails. Inclusive, tenha cuidado com a linguagem usada na hora de escrever as mensagens. Não use tom de urgência ou de cobrança, encontre também o equilíbrio entre o formal e informal.
Da mesma forma que é importante não desistir facilmente, também é crucial saber quando parar de insistir. Sendo assim, se tentou entrar em contato de 4 a 5 vezes e não obteve respostas, chegou a hora partir para outra.
Follow up de vendas com Atommn
O follow up de vendas pode ser um ótimo aliado nas vendas diretas, visto que com ele é mais fácil estreitar o relacionamento entre vendedor e cliente. Mas, também sabemos que por vezes o dia a dia do vendedor pode ser bem corrido.
Para otimizar o dia e tornar todas as tarefas que um vendedor precisa ter, a WI Digital desenvolveu o Atommn, o software mais poderoso de gestão de vendas diretas e marketing multinível.
O software conta com diversos recursos e implementações para que seja possível fazer uma gestão completa, em um único lugar e de forma organizada e intuitiva. E, o melhor: com o Atommn você consegue fazer o follow up pela própria plataforma.
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