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O Golden Circle é um conceito, ou metodologia, que tem ganhado cada vez mais popularidade no universo dos negócios. Isso porque, esse conceito tem o objetivo de criar um impacto positivo e mais confiança para as empresas.
De certo modo, o golden circle funciona como um direcionamento que empresas que buscam o sucesso seguem para obter os resultados esperados de forma saudável.
Para entender melhor o que é esse conceito, como ele é aplicado nos negócios e o impacto que causa, continue lendo este conteúdo até o final e não perca nenhuma informação importante!
O que é Golden Circle?
Golden Circle, ou Círculo Dourado em tradução livre, é um conceito ou metodologia criado pelo escritor inglês Simon Sinek com o objetivo de ajudar as empresas a criarem impacto na sociedade através de seus propósitos.
Sinek acredita que um dos erros que líderes cometem é pensar de “fora para dentro” na hora de tomar decisões estratégicas em seus negócios. Ao criar o Golden Circle, Simon elaborou um círculo para servir de orientação para os empresários, daí surgiu o nome do conceito.
Basicamente, o autor da metodologia defende que líderes, e empresas, precisam comunicar, agir e pensar de dentro para fora. Considerando o ponto de partida o centro do círculo, indo para as extremidades.
Esse círculo é formado por três camadas, que também são conhecidas como “esferas de trabalho”. Essas esferas servem como “guia” para as empresas obterem sucesso de forma saudável, além de incentivar os colaboradores além do dinheiro.
Os três níveis do Golden Circle
As camadas do Golden Circle são, de dentro para fora: por que, como e o que. Desse modo, o criador do conceito teoriza que muitas empresas sabem o que e como fazem e vendem. Mas, poucas sabem o porquê de venderem e fazerem aquilo.
Por isso, Sinek, através da sua metodologia, convida líderes e empresas a começarem a pensar pelo centro do círculo, entendendo o porquê de estarem naquele ramo e oferecem aqueles serviços ou produtos.
Confira abaixo, de forma um pouco mais detalhada, cada camada do círculo.
Por que?
No centro do círculo encontra-se o “porquê”. Essa camada representa o propósito da empresa, a iniciativa que aquele negócio tem no mercado. É a razão fundamental de algo existir e mover o resto das peças da empresa.
Entendendo de forma clara o motivo de fazer o que faz, a empresa consegue fazer com que suas operações fluam melhor. E as tomadas de decisões tornam-se mais assertivas.
Como?
Na camada do meio está o “como”. Ou seja, aqui é onde são pensadas todas as estratégias que podem ajudar a empresa a alcançar o objetivo estipulado com base no seu propósito.
Sendo assim, podemos dizer que é nessa camada que são criados os planos de ação, com base nas crenças e valores do negócio.
O que?
A última camada, a mais externa do círculo, pertence ao “que”. Seguindo a metodologia, essa camada é a mais simples, visto que o “porquê” é mais importante e complexo que o “que”.
Aqui, é onde se define o que se faz ou vende.
Golden Circle e pensamento inovador nos negócios
O conceito do Golden Circle implementa um pensamento inovador nas empresas e em seus líderes. Esse pensamento ensina empreendedores e empresas a se tornarem mais e a agirem sempre de dentro para fora, como citado anteriormente neste conteúdo.
Com esse pensamento, fica nítido que o foco está sempre no propósito de realizar algo pelo qual se acredita. Isso faz com que a empresa crie uma relação maior e melhor com seu público alvo, o que aumenta as chances de retorno.
Adotando o conceito em um negócio, fica mais fácil até mesmo contratar novos colaboradores. Visto que o gestor irá procurar pessoas que tenham os mesmos ideais e propósitos, tornando a comunicação mais efetiva e, consequentemente, melhorando o desempenho da equipe.
O Golden Circle também defende o uso de recursos de mensagens de texto, como por exemplo, SMS, WhatsApp ou e-mail como forma de incentivar e inspirar os clientes e colaboradores.
Por exemplo, as mensagens podem ser usadas no mundo corporativo como forma de comunicação interna, para avisar os colaboradores sobre algo que está acontecendo ou irá acontecer envolvendo a empresa.
Para os clientes, as mensagens podem ser usadas como um meio de campanha de marketing, para informar sobre promoções ou novos produtos.
Existem também as mensagens interativas. Essas, normalmente, são pesquisas de satisfação.
Exemplo de empresas
Existem muitas empresas renomadas, de muito sucesso e reconhecidas em diversos locais do mundo que utilizam a metodologia do Golden Circle. Dentro do universo de vendas diretas, temos à exemplo a Natura.
A Natura tem um Golden Circle bem definido, sendo ele:
- Porquê: apaixonados pela cosmética e pelas relações.
- Como: a forma que expressam a paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.
- O que: pelas fragrâncias, texturas e composição dos produtos de beleza e higiene pessoal que produzem e comercializam.
E não é só nas vendas diretas que o Golden Circle pode ser aplicado! Google e Apple são alguns exemplos de empresas gigantes, de diferentes segmentos, que fazem uso dessa metodologia.
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