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Existem muitos tipos de indicadores, que também podem ser chamados de KPIs, sigla em inglês para Key Performance Indicator. Algumas dessas KPIs são específicas para alguns setores, outras podem ser usadas em toda a empresa.
Neste conteúdo vamos focar apenas nas métricas de vendas. Assim, esperamos que nossos leitores possam usufruir destas informações para alavancar seus negócios rumo ao sucesso. Então, continue lendo até o final e não deixe nenhuma informação importante passar despercebida.
O que são indicadores de vendas?
Com o avanço tecnológico dos últimos anos, muitos setores passaram a ser beneficiados com ferramentas que podem ajudar em diversos processos operacionais e organizacionais. E, nas vendas não foi diferente! Com a ajuda dos indicadores de vendas, ficou muito mais fácil tomar decisões mais precisas.
Os indicadores são métricas de desempenho do setor ou de uma equipe em específico. E, o principal objetivo desses indicadores é possibilitar a análise mais precisa e efetiva da área que estão inseridos, neste caso, as vendas.
Com os dados fornecidos pelos indicadores, os responsáveis pelo setor de vendas de uma empresa conseguem ter acesso a três pontos importantes, que são: histórico, momento atual e previsões futuras.
Por que os indicadores são importantes?
Mas afinal, por que é importante usar esses indicadores de vendas? A saúde de toda empresa é medida através de números. Sem esses números, que funcionam como indicadores, não tem como um gestor ter total controle de como está o desempenho das equipes e se as estratégias aplicadas estão funcionando de forma esperada.
Por isso, os indicadores de vendas são de extrema importância. Algumas pessoas enxergam essas KPIs como “termômetros”, isso porque eles “medem” o desempenho das vendas e da equipe de vendas.
Com esses dados, os gestores conseguem pensar em estratégias, metas e melhorias tangíveis que os coloquem acima da concorrência. Os indicadores também ajudam a entender se a produção da empresa está de acordo com a demanda.
Isso é essencial para as vendas. Se um produto está em falta, o possível cliente irá buscá-lo no concorrente. Por isso, é fundamental entender a demanda e estar sempre alinhada à ela.
Principais indicadores de vendas
Como mencionado anteriormente, no começo deste conteúdo, existem muitos tipos de indicadores de vendas. E para saber quais são as melhores KPIs para o seu negócio, é preciso primeiro entender o que a sua empresa precisa.
No entanto, existem alguns indicadores muito importantes e que são recomendados para todos os negócios. Nos tópicos abaixo falamos mais sobre cada um deles. Confira!
Número de leads
Contar com um indicador de leads pode ajudar a empresa a entender em qual parte do funil de vendas suas campanhas estão sendo mais efetivas. E, com isso, fica mais fácil criar estratégias de ação de marketing para melhorar essa captação de leads.
Também serve para entender se as campanhas criadas conversam com o público alvo ou se algo precisa ser mudado.
Leads qualificados
Gerar leads é importante, mas leads qualificados são ainda mais essenciais! Afinal, eles são os que possuem mais chance de virarem clientes. Os leads qualificados são aqueles que já possuem conhecimento sobre a marca ou sobre o produto que procura.
Isso é conquistado graças às estratégias de venda focadas em divulgação. Por isso, esse indicador é importante, ele serve para “medir” o alcance dessas campanhas e se estão atingindo o público certo.
Ticket médio
Esse, com certeza, é um dos indicadores de vendas mais expressivos. Isso porque, com ele é possível saber o valor que os clientes costumam gastar em cada pedido feito na empresa. Dessa forma, o negócio consegue identificar o comportamento de compra dos clientes, quais produtos têm mais demandas e se promoções fazem sentido ou não.
Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
Transformar um lead em um cliente tem certo custo para a empresa. Com o indicador de custo de aquisição por cliente fica claro entender se os esforços colocados nessas aquisições valem a pena, ou se estão gerando mais custo que lucro.
Com isso, é possível adaptar as campanhas e estratégias para o que for melhor para a empresa no momento.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é outro indicador de extrema importância para um negócio. Esse dado é passado em porcentagem, e, quanto mais perto dos 100%, melhor para a empresa. Essa métrica mede a eficiência da equipe de vendas em transformar oportunidades em negócios fechados.
Tempo médio de venda
O tempo médio de vendas, ou o ciclo de vendas, mostra a duração que leva para o cliente efetuar a compra no seu negócio. É normal essa ação levar um tempo. No entanto, se esse tempo for muito longo pode significar que as estratégias não estão muito atrativas.
Sendo assim, é hora de melhorá-las e atualizá-las para que esse processo seja feito de forma mais rápida.
Churn rate
Churn rate é o termo usado para o indicador de taxa de cancelamento. Essa métrica mostra a porcentagem de clientes que pararam de usar os serviços ou produtos oferecidos em uma empresa.
Isso pode significar que a qualidade do produto não é boa, ou o atendimento diminui em qualidade, entre outros pontos a serem levados em consideração. Por isso, é importante contar com esse indicador para saber como manter seu negócio de forma saudável.
Wi Digital e os indicadores de vendas
A tecnologia pode ser uma ótima aliada para que empresas consigam tirar total proveito dos indicadores de vendas. E, a Wi Digital conta com as melhores soluções para empresas que usam os modelos de vendas direta, marketing multinível e marketing de afiliados.
Além disso, ainda conta com o software Atommn. O Atommn é a maior plataforma de gestão de vendas, sendo o mais completo do mercado. Com ele, é possível gerenciar toda uma equipe, mesmo de longe, e ainda ter uma visão geral da saúde do seu negócio.
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