O mercado de vendas diretas no Brasil está em ascensão
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December 4, 2023O modelo de vendas diretas é uma excelente opção para quem quer começar a empreender, mas não possui muito conhecimento ou recursos para investimento inicial. No entanto, assim como em qualquer outro negócio, existem alguns erros que as pessoas cometem.
Para evitar que seu negócio não prospere da forma como você planejava, é importante estar atento a algumas ações que você possa estar cometendo sem se dar conta. Para ajudar os empreendedores e vendedores, fizemos esse conteúdo com erros em vendas diretas.
Aqui, listamos alguns dos erros mais comuns. Além, é claro, de no final do conteúdo, passar uma dica valiosa de como conseguir ingressar ou implementar esse modelo de vendas nos seus negócios.
Então, continue com a leitura até o final e não perca nenhuma informação importante!
Principais erros em vendas diretas
Como o ditado diz… errar é humano. E até mesmo as pessoas mais experientes estão suscetíveis a erros. O importante é saber identificá-los e agir para corrigi-los.
Se perceber que suas vendas apresentaram queda, a relação com o cliente esfriou ou já não sente que suas ações estão resultando em respostas positivas, talvez seja o momento de olhar para o que tem feito e refletir se precisa mudar algo.
Na maioria dos casos, esses erros em vendas diretas são passíveis de correções em pouco tempo, desde que a pessoa esteja disposta a mudar seu comportamento.
Confira nos tópicos abaixo os erros mais comuns.
Não conhecer o produto
Esse é, sem dúvida, um dos erros em vendas diretas mais cruciais que um vendedor pode cometer. Não conhecer o produto que está sendo comercializado pode ser um tiro no pé.
Se uma pessoa faz perguntas sobre um produto ou serviço que você vende, é porque tem o mínimo de interesse naquilo.
Agora, imagina que o vendedor não sabe explicar nenhuma funcionalidade do produto ou até mesmo que o possível cliente sabe mais informação que o vendedor.
Isso pode passar a ideia de duas coisas para o possível cliente: a falta de interesse do vendedor em conhecer o produto e desconfiança de que se, o que está sendo comercializado é realmente bom.
Por isso, nas vendas diretas é fundamental que todos os vendedores e revendedores conheçam a fundo todos os produtos que estão sendo vendidos. Para que eles conheçam a mercadoria, é possível fazer treinamentos ou disponibilizar o produto para que façam um teste.
Bonificação equivocada
Outro erro bastante comum no modelo de vendas diretas é não estudar um bom plano de bonificação e remuneração para os revendedores.
Algumas pessoas acreditam, de forma equivocada, que se um plano de remuneração foi efetivo em um negócio, ele terá o mesmo efeito em todo lugar.
Para criar um bom plano de bonificação, que seja benéfico tanto para a empresa quanto para os vendedores, é preciso estruturar bem a estratégia. Essa estrutura deve ser feita com base no desempenho da sua empresa e suas margens de lucro, entre outros aspectos.
Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é sempre um aspecto importante para qualquer tipo de relação de compra e venda. No entanto, no modelo de vendas diretas, estabelecer uma boa relação com o cliente é essencial para o sucesso do negócio.
Para isso, é preciso ter em mente alguns pontos a serem levados em consideração. Como, por exemplo, o atendimento personalizado. Tratar os clientes pelo primeiro nome, saber suas preferências de cor, entre outros é uma boa maneira de criar uma relação.
Também é importante saber quando é o momento certo para abordar um cliente. Ser muito intrusivo ou insistente pode resultar no efeito contrário e acabar afastando aquele possível cliente.
Ignorar a tecnologia
Se antes toda venda pelo modelo de vendas diretas era feito de porta em porta e com o auxílio de catálogos físicos, isso mudou e muito hoje em dia!
É claro que esses modelos mais tradicionais ainda existem, contudo, a tecnologia não pôde ser ignorada. E, por conta disso, a maioria das vendas são feitas por WhatsApp ou redes sociais no geral.
Além da venda em si, a tecnologia pode ser usada para auxiliar na gestão do negócio, com softwares projetados exclusivamente para esse tipo de venda. Conheça o Software Atommn!
Entender a importância e o lugar da tecnologia nas vendas diretas ajuda a deixar o dia a dia mais fluído, trazendo melhores resultados.
Foco errado
Outro erro bem comum de acontecer é focar em coisas menos importantes do que a venda e a fidelização do cliente.
Alguns revendedores se preocupam mais em criar uma relação com o cliente do que em vender. Isso pode apresentar prejuízos, afinal, tempo e esforços são gastos em algo que não irá trazer resultados.
Não focar em um público alvo também pode ser um problema. Visto que assim, a empresa não tem um nicho definido, consequentemente, não consegue criar estratégias de venda eficientes.
Se alguns se preocupam mais em criar uma relação do que em vender, alguns esquecem que a fidelização é importantíssima para esse modelo de vendas. Assim, focam em fazer vendas pontuais e não criam relação com ninguém.
Como a WI ajuda a evitar erros em vendas
Viu só como os erros em vendas diretas são situações que podem acontecer com qualquer pessoa? Desde alguém que começou a usar esse modelo recentemente, até alguém que já está há anos nesse mercado.
Como citado anteriormente, o importante é não se acomodar e ir atrás de corrigir esses comportamentos e situações. E, para ajudar nesse processo, a WI Digital oferece dois tipos de serviços diferentes!
O primeiro deles é a Consultoria MMN, aqui, a equipe de especialistas da WI ajuda na implementação do modelo de vendas diretas em um negócio. A ajuda é feita através da estruturação e implementação consistente do modelo de negócio.
O segundo é o Atommn, desenvolvido pela WI Digital. A plataforma atende desde pequenos e médios negócios locais, até grandes operações multinacionais. Com ela, é possível criar e gerenciar estruturas de equipes, de forma totalmente online e adaptável a cada necessidade do cliente.
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