
Saiba como e porque fazer follow up de vendas
December 4, 2023
Bom planejamento ajuda a aumentar as vendas no MMN
January 30, 2024O avanço tecnológico, e também a pandemia de covid-19, fez com que até mesmo a forma como as vendas diretas eram feitas passasse por mudanças. Agora, já é comum vermos vendas desse modelo serem feitas por redes sociais e aplicativos de mensagem, como o Whatsapp, por exemplo.
No entanto, para que essas vendas continuem trazendo resultados positivos, de forma sustentável e saudável, é preciso contar com algumas estratégias. E, o marketing digital nas vendas diretas é uma ótima maneira de tornar esse negócio ainda mais propenso ao sucesso.
Neste conteúdo vamos falar sobre alguns tipos de ferramentas de marketing digital que podem ser implementados no modelo de vendas diretas e muito mais. Então, continue lendo até o final para não perder nada!
Porque usar marketing digital nas vendas diretas
Contar com estratégia de marketing há muito tempo deixou de ser um diferencial e passou a se tornar um fator obrigatório para empresas que desejam obter sucesso no mundo das vendas. E, nas vendas diretas não poderia ser diferente, afinal, esse modelo é flexível e acompanha as tendências do mercado.
Para contar com um bom marketing digital, é preciso ter, de forma clara, quais são os objetivos que deseja alcançar, em quanto tempo e de que forma. Também é preciso ter conhecimento dos mínimos detalhes do negócio e do público alvo.
A estratégia de marketing digital, junto com a aplicação das melhores ferramentas, nas vendas diretas oferece diversos benefícios para o negócio. Como por exemplo, otimização de tarefas do dia a dia, oferece agilidade e produtividade à equipe com a automação de processos.
Custos com reparos de erros e retrabalho são reduzidos. Grande parte das ferramentas permite integração com outras ferramentas, o que torna o fluxo de trabalho ainda mais dinâmico e eficiente.
Tipos de ferramentas de marketing digital
Existem diversos tipos de ferramentas de marketing digital que podem ser usadas nas vendas diretas. A escolha de qual é a melhor solução para o seu negócio vai depender dos objetivos que deseja alcançar, como citamos no tópico acima.
Agora, vamos conhecer algumas dessas ferramentas.
- Gestão de projetos: implementar uma ferramenta de gestão de projeto ajuda na organização do negócio e gera mais transparência no andamento das tarefas, o que ajuda em uma comunicação mais fluida entre as partes interessadas. Normalmente, é possível integrar essa ferramenta com o e-mail, dessa forma, mandar mensagens torna-se mais prático.
- Análise competitiva e pesquisa: com ferramentas de análise competitiva é possível entender como funcionam as estratégias dos concorrentes, assim, você consegue saber o que fazer para se destacar no mercado, de forma saudável.
- Análise de performance: de nada adianta bolar uma estratégia e colocá-la para funcionar, mas nunca acompanhar seu desempenho. Ao não fazer essa análise, não tem como saber se a estratégia está funcionando ou não e nem o que poderia ser melhorado para ter resultados positivos.
- Relacionamento com cliente: ferramentas que ajudam a criar um relacionamento com o cliente é fundamental para as vendas diretas. Uma boa ferramenta possui controle de interação, contatos reunidos em um único local, de forma organizada e histórico de conversa.
Essas são algumas das principais ferramentas de marketing digital nas vendas diretas, mas também existem algumas outras que podem ser implementadas no seu negócio, dependendo das duas necessidades.
Melhores ferramentas de marketing digital para vendas diretas
Confira agora algumas das ferramentas de marketing digital mais usadas para ajudar a alavancar ainda mais as vendas diretas.
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas para chamar atenção de leads que chegaram no seu negócio por alguma landing page. Também pode ser usado para atrair de volta aquele cliente que comprou uma vez e depois não mostrou mais interesse em se tornar um cliente fixo.
O e-mail marketing funciona com o disparo de e-mails voltados para um público específico. O conteúdo destes e-mails podem ser sobre promoções, lançamentos de produtos novos, acompanhamento de pós venda, entre outros.
A landing page também vem sendo cada vez mais usada por gestores de vendas. Ela é uma página de web feita com o intuito de atrair leads qualificados e clientes. Essas páginas devem possuir conteúdo rico e relevante para o lead. Em troca desse conteúdo, o lead passa algumas informações pessoais que serão usadas para manter o contato.
Ferramentas de análise, como o Google Analytics, por exemplo, são essenciais para coletar informações importantes produzidas no site. Com ela, através de dados como o número de visitas, o retorno sobre o investimento (ROI) do seu negócio, quanto tempo que o usuário fica nas suas páginas, de onde o usuário veio e o número de conversões é possível entender se as estratégias estão funcionando.
Como muitas vendas, hoje em dia, são feitas pelas redes sociais, investir em ferramentas que ajudem no agendamento de publicações e gerenciamento e monitoramento das contas também pode ser uma ótima estratégia de marketing.
O marketing digital nas vendas diretas
O marketing digital nas vendas diretas tem muitos pontos positivos a oferecer. Entendendo as diversas ferramentas que existem no mercado e sabendo aplicá-las ao seu negócio, de forma que elas sirvam de solução, pode alavancar suas vendas ainda mais.
Tudo isso pode ser feito de forma sustentável ao entender o comportamento do seu público, dos seus concorrentes, sabendo qual tipo de conteúdo gera conversão e é interessante para seus clientes.
Na WI Digital você encontra o serviço de Consultoria MMN. Nela, os especialistas da WI ajudam a identificar as melhores formas de implementar os modelos de vendas diretas e marketing multinível no seu negócio, contando com as melhores ferramentas!
Entre em contato para mais informações!