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May 16, 2024Os líderes de vendas são profissionais essenciais para que um negócio cresça de maneira saudável. No entanto, essa área pode enfrentar muitos desafios, como a gestão da equipe de vendas. Além disso, o profissional que optar por atuar nessa área precisa contar com uma série de soft skills necessárias para o serviço.
Para ser considerado um bom líder de vendas, o profissional precisa saber delegar tarefas de forma consciente. Também precisa saber se comunicar de forma clara e objetiva, mas sem grosseria.
São muitos os desafios de um líder de vendas. Neste conteúdo vamos falar dos principais desafios e algumas dicas do que fazer para superá-los. Então, continue com a leitura até o final para saber o que fazer!
Desafios dos líderes de vendas com as equipes
Um dos grandes desafios dos líderes de vendas é saber fazer de fato uma gestão eficiente. Muitos líderes acreditam que seu papel é de apenas cobrar resultados de seus liderados, sem fazer nada para ajudar a equipe a chegar no resultado esperado.
No entanto, esse é um pensamento errado e ultrapassado. Bons líderes devem ajudar sua equipe a chegar no objetivo estipulado. Para isso, existem cursos e workshops que a empresa pode oferecer para a equipe.
O próprio líder também pode usar algumas estratégias para melhorar o desempenho de seus liderados. Como, por exemplo, criar uma rotina de gestão focada no desenvolvimento da equipe.
Essa gestão pode consistir em reuniões de alinhamento de atividades, reuniões 1:1 entre líder e liderado para alinhar as expectativas de ambas as partes, documentar todos os processos para poder fazer uma análise profunda do desempenho do líder e da equipe.
A motivação também é um dos maiores desafios para os líderes. Manter uma equipe inteira motivada a realizar seu trabalho o tempo todo pode exigir mais do que parece. Nas vendas, então, esse processo pode ser ainda mais duro.
Isso porque, é normal que vendedores escutem muitos “não” ao tentarem finalizar uma venda. E, é claro que isso afeta a confiança e a motivação do profissional. Mas, existem diferentes formas de motivar uma equipe. Falaremos mais delas nos tópicos a seguir.
O que líderes de vendas podem fazer para melhorar
Para poder aplicar estratégias de melhoria de gestão de equipe, primeiro é necessário saber que tipo de líder você é. Existem aqueles líderes que fazem “tudo sozinhos”. Esse tipo é mais presente em empresas conservadoras, mais tradicionais.
Também têm aqueles que dizem confiar na equipe, mas que apesar disso, consideram que a meta só será alcançada com a ajuda das suas vendas. E, por último, existe o tipo de líder que esquece que está ali para fazer a gestão, e parece que vira “babá” dos vendedores.
É importante lembrar que nenhum extremo é recomendado. Um bom líder deve ser capaz de ajudar a equipe, mas sem pegar as responsabilidades de outras pessoas para si.
Além disso, como mencionado anteriormente, é preciso saber motivar a equipe. Afinal, sem motivação, não existe venda bem sucedida. A seguir, separamos algumas estratégias recomendadas para isso. Confira!
Comissão
O dinheiro motiva muito as pessoas, mas nem sempre isso é o suficiente. As gerações mais novas, por exemplo, levam muitos outros pontos em consideração além do dinheiro. Por isso, ao montar um plano de comissão para a equipe, é preciso avaliar diferentes pontos.
Não existe uma fórmula exata para a criação de um bom plano de comissionamento. Contudo, existem alguns passos que podem ser seguidos para a sua elaboração.
É preciso ter em mente que para um plano funcionar adequadamente, ele precisa ser simples e direto. Se possível, também é interessante envolver o time na elaboração. Dessa forma, as chances dele ser bem sucedido são maiores.
Tenha as metas bem esclarecidas. Sejam elas mensais, trimestrais ou semestrais. O importante é que todos tenham conhecimento, de forma clara, do objetivo a ser alcançado para que então sejam recompensados.
Ter indicadores que ajudam a entender a performance dos vendedores também é uma boa para poder passar a comissão de forma mais eficiente.
Plano de carreira
Quando um colaborador consegue identificar um futuro naquela empresa, ele se sente mais motivado a continuar o trabalho. Não só continuar com o trabalho, como também entregar um serviço bem feito.
Uma boa maneira de fazer isso é através do plano de carreira. O plano de carreira tem como base três pilares, sendo eles: cargo, requisitos e benefícios. Ou seja, é preciso constar no plano qual será o cargo que a pessoa irá exercer após a promoção e quais benefícios irá receber.
Mas, mais importante ainda, é descrever detalhadamente quais são os requisitos que os interessados precisam preencher para conseguir serem promovidos. É preciso que esses requisitos façam sentido para os objetivos da empresa e possam ser executados dentro do período estipulado.
Ambiente dinâmico
As gerações mais jovens precisam de um ambiente dinâmico para se sentirem motivadas. Uma forma de juntar o útil ao agradável é criar jogos em grupos que tenham conexão com os processos feitos pela empresa.
Por exemplo, separar o time em grupos e criar uma situação em que um cliente está com um problema X. O grupo que oferecer a melhor solução, usando os recursos e serviços que a empresa pode oferecer para o cliente, vence.
Assim, o trabalho em grupo é estimulado e todos ficam por dentro dos processos que a empresa opera no dia a dia. É possível oferecer prêmios para o grupo vencedor, estimulando ainda mais a participação na dinâmica.
Cuidado com promoções impulsivas
Alguns líderes de vendas cometem o erro de promover um ótimo vendedor à gerente de vendas. No entanto, só porque aquela pessoa é boa em vendas, não significa que irá se sair bem como gerente. Afinal, são duas profissões diferentes, com responsabilidades distintas.
Dessa forma, o líder corre o risco de ficar sem um excelente vendedor e ficar com um gerente não tão bom quanto o esperado. Por isso, o recomendado é deixar claro quais são as características esperadas em um gerente e quais serão suas responsabilidades.
Assim, se algum vendedor mostrar interesse na vaga, o ideal é fazer uma avaliação e teste antes de promovê-lo de fato. Também é muito válido criar estratégias para a “criação” de gestores.
Ou seja, incentivar as pessoas interessadas na vaga a fazerem cursos, participarem de workshops, delegar algumas tarefas dessa área para ver como se sairiam, entre outras estratégias.
Software completo para gestão de equipes
Para ajudar todos os líderes de vendas a terem uma gestão melhor sobre seus liderados, e assim, entender melhor como está o desempenho de cada um deles, a WI Digital criou o software de gestão mais completo, o Atommn.
Com potencial para atender desde pequenos e médios negócios locais, até grandes operações multinacionais e totalmente online, o software é fácil de gerenciar e com todas as funcionalidades necessárias para criar e administrar diversas estruturas de equipes.
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