Entenda a importância da gestão no marketing multinível
December 4, 2023Mulheres empreendedoras nas vendas diretas
December 4, 2023Os avanços tecnológicos têm surpreendido com sua rapidez e a possibilidade de serem usados nos mais diversos segmentos. Nos dias atuais, praticamente toda ação que antes era feita de forma analógica, já pode ser feita através da tecnologia.
Desse modo, quem se recusa a aderir aos métodos atuais, corre o risco de ser passado para trás e se tornar obsoleto. Isso também se aplica às vendas. Por isso, se atentar ao uso da tecnologia em vendas diretas é essencial para garantir o sucesso.
Pode parecer contraditório ou confuso, visto que o modelo de vendas diretas é conhecido pela técnica de venda de pessoa a pessoa.
No entanto, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em 2020, os jovens de 18 a 29 anos já eram 48% da força de trabalho, ou seja, pessoas que têm recursos para movimentar o mercado de compra e venda.
Pessoas dessa faixa etária costumam ficar muito tempo nas redes sociais e usam a internet para tudo. Sendo assim, se os vendedores de vendas diretas querem se manter relevantes, é preciso se fazer presente onde o público está.
Neste conteúdo vamos falar sobre o que mudou com o uso da tecnologia em vendas diretas, quais os benefícios dessa implementação e muito mais. Então, continue lendo para não deixar passar nenhuma informação!
O que mudou com a tecnologia em vendas diretas
Antigamente as vendas diretas eram feitas de porta em porta, com catálogos físicos e com amostras dos produtos ofertados. Contudo, com o passar dos anos, essa abordagem precisou passar por algumas mudanças.
De certo modo, a venda de pessoa a pessoa continua, porém com o auxílio da tecnologia. Hoje em dia as pessoas passam horas seguidas no celular e nas redes sociais, então por que não se aproveitar disso?
O modelo de vendas diretas é bem versátil e adaptável, sabendo usar a tecnologia a seu favor, o vendedor vai perceber a ótima aliada que ele tem em mãos. Uma grande prova disso foi durante a pandemia de covid-19.
Durante o isolamento social ninguém podia sair de casa, sendo assim, aqueles que trabalhavam com vendas diretas ficaram impedidos de exercer sua principal função. Mas, muitos perceberam uma oportunidade nas redes sociais.
Foi assim que muitos passaram a criar essa relação vendedor-cliente através da internet. A implementação da internet nas vendas ainda ajudou a alcançar um leque de clientes bem maior que o método de porta em porta.
Ou seja, a tecnologia em vendas diretas ajudou a estreitar ainda mais o relacionamento dos vendedores com os clientes, além de ampliar o alcance de público e as formas de vender. Para mostrar ainda mais como a internet é vantajosa, no tópico abaixo vamos falar mais sobre os benefícios.
Benefícios do uso de tecnologia nas vendas diretas
São diversos os benefícios que o uso da tecnologia em vendas diretas proporciona, tanto para o vendedor, quanto para os clientes. Isso porque, da mesma forma que o empreendedor vê seu horizonte ampliar, os clientes também são expostos a mais produtos, formas de pagamento, fretes e preços.
A mobilidade que a tecnologia oferece também é vista como um benefício. Afinal, se antes o vendedor ficava preso a apenas uma região e dependia de papel e caneta para fazer a gestão de seu negócio, hoje pode vender online, de onde estiver e pode contar com aplicativos que armazenam todas as informações importantes de forma organizada.
Com a tecnologia é possível vender 24 horas por dia, 7 dias da semana. Assim, a taxa de conversão e o lucro aumentam significativamente. Também é possível ver redução em custos. Por exemplo, no modelo de porta a porta o vendedor gastava para se locomover, agora é possível realizar as vendas de onde estiver.
A relação entre o vendedor e o cliente sempre foi muito importante para o sucesso das vendas diretas. Com as redes sociais, ficou ainda mais fácil criar esse relacionamento, visto que a interação é maior e pode acontecer durante todo o dia.
Até as formas de pagamento foram beneficiadas com o uso da tecnologia. Atualmente é possível fazer pagamentos pelo celular, e pequenas empresas podem ter acesso à suas próprias máquinas de passar cartão. Isso gera mais confiança ao cliente e aumenta a credibilidade do vendedor.
Essas são só alguns dos benefícios gerais que a tecnologia oferece para as vendas diretas. Mas, sabendo usar todos os recursos que ela oferece, o vendedor pode ser surpreendido por muitas mais vantagens!
Qual software usar na vendas diretas
Como vimos no decorrer deste conteúdo, a tecnologia em vendas diretas pode ser muito benéfica quando usada da forma correta. A WI Digital é uma empresa com mais de 14 anos de experiência, especializada em tecnologia e consultoria para os modelos de Vendas Diretas, Marketing Multinível e Afiliados.
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