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December 4, 2023Vendas Diretas e Indiretas: Desvendando diferenças e potenciais de cada modelo de negócio
December 4, 2023Independentemente do modelo de vendas que uma empresa siga, o desempenho da equipe de vendas é essencial para o sucesso do negócio no todo. Se tratando do modelo de vendas do marketing multinível, essa realidade se torna ainda mais relevante.
Por isso, treinar equipe de vendas é primordial para garantir que o projeto seja bem-sucedido. Com o tempo, líderes de projetos mmn identificaram que não basta apenas recrutar consultores e não treiná-los.
Colocar pessoas sem conhecimento sobre vendas, e sobre o produto que estão vendendo, nas ruas não gera bons resultados. Sendo assim, foram sendo criados treinamentos para equipes.
No conteúdo de hoje iremos abordar a importância do treinamento e o que eles precisam ter. Além, é claro, de darmos uma super dica no final. Então, faça a leitura completa e veja sua equipe melhorar o desempenho!
Por que treinar equipe é importante?
A equipe de vendas é um dos pilares mais importantes para manter um projeto de multinível funcionando de forma lucrativa. Isso porque, é ela quem faz a ponte entre empresa e cliente.
É essencial que essa ponte se transforme em um relacionamento respeitável e confiável, afinal, é assim que será possível fidelizar os clientes. Por isso, é de extrema importância que a equipe de vendas, nesse caso, os consultores, estejam alinhados com os ideais da empresa.
E, a melhor forma disso acontecer é através de treinamentos. Além disso, com um bom treinamento, o desempenho dos consultores passa a ser muito melhor. Isso porque os colaboradores estarão mais capacitados para a função.
Essa ação também pode ser voltada para melhorar a relação do consultor com o cliente, ajudando-os a terem um atendimento mais humano e claro. Isso, consequentemente, ajuda na fidelização dos clientes.
Empresas que promovem treinamentos também contam com equipes e consultores mais motivados. Isso se dá pelo fato de todos os envolvidos se sentirem mais valorizados. Afinal, a empresa está investindo neles.
O que constitui um bom treinamento
Agora que já deixamos claro a importância que o treinamento tem para as vendas, chegou a hora de entender o que é preciso ter nessa prática para que ela traga bons resultados para a empresa.
Afinal, não adianta pegar um treinamento pronto da internet e esperar que ele funcione para todas as situações. Então, confira esses pontos abaixo e prepare um bom treinamento para sua rede!
Objetivo
O primeiro passo para iniciar um treinamento é ter o objetivo muito claro. Para isso, identifique os pontos em que sua rede precisa de melhoria, se esse for o caso. Por exemplo, o treinamento pode ser voltado para a postura do consultor durante as vendas.
Porém, algumas vezes pode ocorrer do treinamento se fazer necessário apenas para educar a equipe sobre o produto que será vendido. Nesse caso, é preciso saber separar as coisas e focar apenas nas informações do produto.
Estrutura
Estruturar o treinamento é fundamental para uma boa organização. É nessa etapa que será definido a forma como será passado o treinamento (on-line, presencial, etc), quais materiais serão usados e assim por diante.
Ter tudo isso definido ajuda a enxergar melhor como será o desenrolar da ação.
Necessidades
Essa etapa pode ser um pouco desafiadora. Isso porque, sabemos que cada pessoa aprende de forma diferente, e, por isso, passar um único treinamento para uma grande equipe e esperar que o resultado de todos seja o mesmo é algo errôneo.
Desse modo, é preciso entender a necessidade de todos e tentar, da melhor forma, desenvolver conteúdos que sejam eficientes para todos.
Qualidade
É preciso investir na qualidade, não só das informações, mas no jeito em que elas serão transmitidas. Invista em métodos que ofereçam materiais mais curtos e assertivos. Evite usar materiais antiquados e conteúdos rasos, visto que isso pode soar como um desperdício para a empresa.
Metodologias
Escolher uma metodologia e técnica para ser a padrão para os treinamentos é uma boa tática para tornar os resultados mais positivos.
Isso porque, ao realizar muitas trocas no modo como as informações são passadas, confusões podem ser feitas e os colaboradores podem se sentir desmotivados a continuar aprendendo e aprimorando suas técnicas.
Então, após identificar qual o método que houve mais respostas objetivas, continue usando-o.
Planos e apresentações
O instrutor, professor, ou o profissional que for aplicar o treinamento precisa contar com um “plano de aula”.
Esse plano não funciona como um roteiro a ser seguido à risca, visto que é difícil prever o que irá acontecer em “sala de aula”. No entanto, ele é importante para dar um norte para o responsável pelo treinamento.
A apresentação do treinamento precisa ser bem organizada, para que tenha uma introdução, desenvolvimento e conclusão do assunto a ser tratado. De forma que essas três etapas fiquem claras para todos os envolvidos.
Avaliação de resultado
Após algum tempo da finalização do treinamento, é recomendado fazer uma avaliação nos números das entregas dos consultores. Assim, será possível identificar se o treinamento resultou em respostas positivas ou não.
Um auxílio para os seus treinamentos
No software Atommn, é possível disponibilizar vídeos e apresentações como materiais de consulta para todos os consultores, em poucos cliques.
No menu MATERIAIS da nossa plataforma você pode disponibilizar diversos conteúdos de forma organizada e centralizada para informar e atualizar a sua rede. Confira uma demonstração!